domingo, 15 de maio de 2011

Um novo olhar para as estações de esgoto

Não só o tratamento pode ser visto nas ETEs

Ao contrário do que muitos imaginam, algumas estações de tratamento de esgoto da Sabesp (ETE) destacam-se por sua beleza natural e pelo desenvolvimento de atividades para conscientização ambiental. Em muitas delas são realizadas ações sociais com a comunidade local, por meio de trabalhos de revitalização das áreas verdes.
É o caso da ETE Jales, na região atendida pela Unidade de Negócios Baixo Tietê e Grande (Lins). A unidade possui atividades como o reflorestamento das áreas desmatadas, aulas de conscientização ambiental e produção de hortaliças, peixes e legumes, que são destinados às entidades locais.
Além do trabalho de conscientização e revitalização, a ETE Jales também é conhecida por sua beleza natural, tanto que algumas de suas instalações são constantemente utilizadas como cenários de fotos de casamentos.
Estas ações, além de renovarem o solo e proporcionarem a chance de conscientizar a população para a preservação do meio ambiente, também servem para desmistificar a imagem que as pessoas têm sobre uma estação de tratamento de esgoto como um lugar sujo e mal cheiroso. (Marina Bahia)
Fonte: Ligação – Jornal Mensal da Sabesp. Ano XXXVII, nº 353, p. 08, fev.- mar/2011.

Interessante obsevar a importância da visão que temos a respeito das estações de tratamento de esgoto e, como esta pode ser modificada através de ações da própria Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo - SABESP, preocupada em 'desmistificar' a imagem até então idealizada por todos quando vem à tona a palavra esgoto.

Fernando.

Nenhum comentário:

Postar um comentário